Autossuficiência excessiva também é um mecanismo de defesa

No texto de hoje quero falar sobre a importância de pedir ajuda. Escrevo a partir de um lugar muito honesto, porque precisei reconhecer que sozinha eu não estava conseguindo atravessar esse processo. A força de vontade de ir embora não foi suficiente. E admitir isso não foi fraqueza, foi maturidade emocional.

Esse é o terceiro texto da série Eu vou embora. No anterior, compartilhei como a auto observação foi fundamental para identificar o que estava bloqueando a realização do meu sonho. Hoje damos mais um passo, falar sobre o quanto pedir ajuda muda tudo.

Existe uma crença muito forte de que dar conta de tudo sozinha é sinal de força. Que pedir ajuda é falhar. Que aguentar calada é maturidade. Mas toda estrutura tem limite, e eu precisei reconhecer até onde eu conseguia ir sozinha.

Foi a partir desse reconhecimento que decidi pedir ajuda.

Contar com uma ajuda qualificada na elaboração das questões internas faz toda a diferença. A mente tenta, a todo custo, proteger aquilo que está quieto. Ela cria narrativas extremamente convincentes. No meu caso, narrativas que me fizeram adiar um sonho por 15 anos, acreditando que ainda não era o momento. Não era mesmo o momento ou era autossabotagem?

Talvez as duas coisas estejam corretas. Mas uma coisa é certa, se eu não tivesse pedido ajuda, eu continuaria acreditando nessas histórias internas e adiando o meu projeto de ir embora, mesmo desejando isso profundamente.

Precisamos normalizar o ato de pedir ajuda. Mas não qualquer ajuda. Aquela que não te salva, não te infantiliza e não te critica. Aquela que te sustenta enquanto você organiza, elabora e rompe com os seus próprios bloqueios internos.

Eu fiz esse movimento. E hoje posso dizer que em cerca de 40 dias, estarei realizando um sonho que adiei por 15 anos, o sonho de ir embora para Florianópolis. Não por falta de coragem, mas por uma sabotagem silenciosa da minha própria mente.

Ana Paula Maciel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *